Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da imersão em diferentes soluções desinfetantes nas propriedades de uma resina acrílica de termoativação

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a influência da imersão em diferentes soluções desinfetantes na microdureza e rugosidade de uma resina acrílica de termoativação.

Métodos:

Corpos de prova de resina acrílica termopolimerizável foram imersos em água destilada, vinagre comercial de uso doméstico, hipoclorito de sódio e peróxido de hidrogênio, por períodos de 150 h ou 300 h (n=10). A microdureza Knoop e a rugosidade superficial dos corpos de prova foram avaliadas com o uso de microduro?metro e rugosímetro, respectivamente. Os dadosforam analisados com o teste análise de variância a dois critérios e Holm-Sidak, com nível de significância de 5%.

Resultados:

Osvalores de microdureza variaram de 16,90 ± 0,33 a 17,80 ± 0,51 e a rugosidade, de 0,05 ± 0,01a 0,08 ± 0,02. Não houve diferença nos resultados de microdureza e rugosidade entre os grupos e tempos (p>0.05).

Conclusão:

Dentro das limitações do estudo, é possível concluir que a utilização de vinagre ou de peróxido de hidrogênio, como alternativas para a desinfecção de resina acrílica, não provocam efeitos deletérios na dureza e no polimento da resina acrílica termoativada utilizada para confecção de próteses, nem a médio nem a longo prazo.

Termos de indexação
Ácido acético; Prótese total; Desinfecção

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br