Open-access Relação entre o capital social e a experiência da cárie dentária: revisão sistemática e meta-análise

RESUMO

Objetivo  A compreensão do o padrão de comportamento dos indivíduos no nível individual e coletivo frente às suas condições de saúde bucal é de importância inequívoca para prevenção e controle da cárie dentária. Nesta perspectiva o objetivo deste estudo foi buscar evidências da relação entre o capital social e a experiência de cárie.

Métodos  Utilizando como método revisão sistemática com meta-análise, foram pesquisados artigos nas bases de dados PubMed, ISI Web of Knowledge, LILACS, IBECS, BBO, SciELO, The Cochrane Library e MEDLINE. Estudos com humanos, de todas as idades e línguas, publicados até julho de 2019, que relacionaram o capital social com a experiência de cárie, foram incluídos nesta revisão.

Resultados  Foram identificados 1163 artigos, que passaram por avaliação sob critérios de inclusão e exclusão, restando 5 artigos selecionados para compor a amostra do estudo, sendo apenas 3 incluídos na meta-análise. Na análise final o p-valor foi significativo (<0,001), mostrando que tanto a coesão social como o empoderamento de vizinhança estão associados com a experiência de cárie. No modelo randômico foi constatado que o indivíduo tem 2,39 chances de não ter a doença cárie. Os resultados do estudo reforçam a importância do capital social comunitário na experiência de cárie dos indivíduos.

Conclusão  O alto nível de capital social comunitário tem relação direta com menores índices de experiência de cárie nos indivíduos.

Indexing terms Capital social; Cárie dentária; Coesão social; Saúde Bucal; Iniquidades em saúde

location_on
Faculdade São Leopoldo Mandic Rua José Rocha Junqueira, 13, CEP: 13045-755 , Tel.: +55 (19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro