Acessibilidade / Reportar erro

Relações entre espiritualidade e religiosidade em acadêmicos de odontologia do estado da Bahia

RESUMO

Objetivos:

Este estudo objetiva avaliar a correlação entre religiosidade e espiritualidade em acadêmicos de odontologia do estado da Bahia.

Métodos:

Estudo transversal realizado com 266 acadêmicos do curso de odontologia do estado da Bahia. Para mensuração do envolvimento religioso foi utilizada a escala Duke Religious Index (DUREL) enquanto para a espiritualidade a Spirituality Self Rating Scale (SSRS).

Resultados:

Foram avaliados 266 acadêmicos, com média de idade de 32 anos (±11,9), sendo em sua maioria do sexo feminino (62,4%), de raça/cor autorreferida (52,3%), com renda maior que três salários mínimos (57,1%) e cursando/atuando do sexto ao décimo semestre (41,0%). As correlações evidenciadas podem ser classificadas como fraca para a religiosidade organizacional (RO) (r = 0,406), moderada para a não organizacional (RNO) (r = 0,589) e forte para e a religiosidade intrínseca (RI) (r = 0,677). No modelo multivariado as dimensões RNO e RI mostraram-se preditores da espiritualidade, sendo que a elevação das primeiras implica um consequente aumento da espiritualidade.

Conclusão:

Conclui-se que as dimensões RNO e RI estão positivamente correlacionadas à religiosidade.

Termos de indexação
Odontologia; Espiritualidade; Estudantes

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br