Acessibilidade / Reportar erro

Percepção dos pais frente à pressuposição da ocorrência de lesões traumáticas dentoalveolares em seus filhos

RESUMO

Objetivo

Esta pesquisa observacional transversal objetivou verificar a percepção de pais, frente à pressuposição de um traumatismo dentoalveolar, quanto às principais sequelas, relacionamentos sociais, reações esperadas dos filhos e sentimentos da criança.

Métodos

Foram selecionados 74 pais, aleatoriamente, e foram apresentadas seis fotografias coloridas, extraídas de livro, com aspectos clínicos de lesões traumáticas. As respostas foram registradas com auxílio de gravador de voz, transcritas e categorizadas por aproximação semântica. Os dados foram tabulados no programa SPSS e avaliados por estatística descritiva.

Resultados

As principais sequelas atribuídas pelos pais ao traumatismo dentoalveolar foram: perder o dente (43%) e prejudicar o dente permanente (18%). A maioria dos pais acreditava que não haveria alteração no relacionamento das crianças com os pais (68,9%), enquanto para 54,1% haveria afastamento das crianças da vizinhança e para 90,5% as crianças da escola poderiam ridicularizar ou zombar. Das reações esperadas, 86,5% dos pais acreditavam que o filho se sentiria diferente em relação aos amigos devido à aparência. Quanto aos sentimentos, para 85,1% o traumatismo poderia ocasionar no filho sentimentos de vergonha ou constrangimento, 79,7% timidez ou introversão e 60,8% tristeza.

Conclusão

Concluiu-se que a perda do dente e o risco de envolvimento do germe do permanente sucessor foram as principais sequelas atribuídas pelos pais. O traumatismo dentoalveolar pode influenciar de maneira desfavorável os relacionamentos sociais das crianças com outras da vizinhança e principalmente da escola e podem se sentir diferentes em relação aos amigos devido à aparência. Além disso, as crianças poderiam sentir vergonha ou constrangimento, timidez ou introversão e tristeza.

Termos de indexação
Criança; Impacto psicossocial; Traumatismos dentários

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br