RESUMO
Objetivos: Avaliar a translucidez, razão de contraste e capacidade de mascaramento de uma zircônia translúcida com diferentes espessuras.
Métodos: Espécimes em forma de disco (n= 3) com 10 mm (Ø) x 1,5 mm, 1 mm e 0,7 mm (espessura) foram confeccionados simulando restaurações simplificadas em cerâmica pura. Discos de substrato (n= 2; Ø: 10 mm; espessura: 2 mm) foram simulados com as cores de resina composta: A2 (controle positivo) e C4; e ligas metálicas: prata (Ni-Cr) e ouro (Cu-Al). As propriedades ópticas dos 9 espécimes de zircônia translúcida posicionados nos 3 substratos diferentes foram analisadas por um espectrofotômetro. A variação de cor (ΔE00) entre cada espécime cerâmico sobre o substrato controle positivo (A2) e sobre os fundos escuros (C4, prateado, dourado) foi calculada quanto à capacidade de mascaramento da cerâmica e submetida ao teste não paramétrico de Kruskal Wallis (5%). O parâmetro de translucidez (TP00) e a razão de contraste (CR) das diferentes espessuras dos discos cerâmicos também foram coletados e analisados por ANOVA de uma via e teste de Tukey (5%).
Resultados: A zircônia translúcida apresentou maior opacidade na espessura de 1,5 mm, embora não tenha sido estatisticamente diferente entre 0,7 e 1,0 mm. Todos os fundos escuros afetaram significativamente a cor final da restauração simplificada em todas as espessuras avaliadas. No entanto, o aumento da espessura da cerâmica mostrou uma diminuição nos valores de ΔE00 para todos os substratos.
Conclusão: A zircônia translúcida não foi capaz de mascarar os substratos escuros, independente da espessura avaliada.
Termos de indexação cerâmicas; Cor; Resinas compostas; Desenho assistido por computador