Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

Análise da concentração de flúor em águas comercializadas

Objetivo:

Avaliar a concentração de flúor na água engarrafada comercializada, com padrão de apresentação de 500 ml, comparando-a aos valores impressos no rótulo da embalagem.

Métodos:

Estudo epidemiológico, descritivo e transversal. Foram coletadas amostras das nove marcas disponíveis, na forma de apresentação de 500 ml, nos pontos de distribuição autorizados do município de Fortaleza, em 2013. A concentração de flúor foi determinada por análise em duplicata, utilizando o eletrodo íon-específico para fluoretos. Os resultados de concentração de flúor foram obtidos através da regressão linear da curva de calibração.

Resultados:

A concentração de flúor variou entre 0,07 e 0,63 ppm de flúor por mg/l, com diferenças significantes entre os valores estipulados nos rótulos e os encontrados com a análise, além de apresentar a concentração foram do padrão preconizado pela vigilância sanitária.

Conclusões:

Os resultados reforçam a necessidade de um controle dos níveis de flúor em águas engarrafadas, além de uma maior fiscalização por parte da vigilância sanitária.

Água engarrafada; Fluoretação; Compostos de flúor; Vigilância sanitária


Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br