Acessibilidade / Reportar erro

Teleodontologia como ferramenta para atenção à saúde bucal do adolescente

RESUMO

A adolescência compreende um ciclo de vida com alto contato com ferramentas tecnológicas de informação e comunicação. Por este motivo optou-se pela incorporação dessas ferramentas no processo de trabalho em saúde bucal voltado a este público. A pandemia de COVID-19 contextualizou a utilização de ferramentas tecnológicas digitais em diversos setores produtivos, incluindo a assistência à saúde bucal no Sistema Único de Saúde.

Objetivos:

Objetivou-se estimular o uso da teleodontologia na atenção à saúde bucal de adolescentes na Atenção Primária à Saúde do interior do Ceará.

Métodos:

Os participantes foram adolescentes entre 12 e 15 anos de duas microáreas do território, totalizando 25 participantes. A intervenção foi dividida em três etapas: a aplicação de um formulário eletrônico, criação de um grupo de aplicativo de mensagens instantâneas e criação com ampliação de um fluxo para acesso ao serviço.

Resultados:

Os motivos da evasão em consultas odontológicas pelos adolescentes foram a falta de vagas, o longo tempo de espera e o baixo número de ações educativas voltadas à saúde. No grupo do aplicativo de mensagens, foram realizadas atividades educativas remotas, assim como restruturação do fluxo de atendimento com a possibilidade de marcação de primeira consulta através do grupo.

Conclusão:

A interação obtida na intervenção favoreceu a melhoria do acesso às consultas odontológicas.

Termos de indexação
Adolescente; Saúde bucal; Teleodontologia

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br