RESUMO
Objetivo:
Analisar a visão dos professores sobre as dificuldades e a contribuição do processo de avaliação para o curso de graduação em odontologia de uma universidade de Fortaleza, Ceará.
Métodos:
Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram professores de graduação em odontologia com experiência de ensino nesse programa de cinco anos ou mais. A coleta de dados foi realizada no período de setembro a outubro de 2014, por meio de uma análise documental, entre outros, do projeto político pedagógico e de uma entrevista semiestruturada. Uma revisão temática foi adotada para interpretar os dados.
Resultados:
A principal dificuldade na avaliação foi quantificar o desempenho do aluno. A influência da avaliação na formação profissional depende da compreensão do processo de avaliação e da experiência adquirida. Os professores reconhecem o efeito punitivo e agressivo que ainda permanece nesse processo e requer uma grande mudança.
Conclusão:
Os professores devem estabelecer critérios de avaliação orientados por seus objetivos de ensino, sem esquecer o perfil dos egressos de suas instituições. Além disso, a avaliação deve incentivar o aprendizado, lidando com emoções desfavoráveis, restaurando a confiança e a capacidade de aprendizado. O curso deve basear-se em um projeto pedagógico curricular apoiado em princípios orientadores, a fim de orientar a prática de avaliação e evitar qualquer reclusão.
Termos de indexação
Odontologia; Educação superior; Avaliação educacional