Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre bruxismo e próteses sobre implantes

OBJETIVO:

Realizar uma revisão sistemática, a fim de reunir informações e discutir a previsibilidade de próteses sobre implantes em pacientes com bruxismo.

MÉTODOS:

Para a identificação dos estudos dessa revisão, foi realizada uma estratégia de busca detalhada e avançada nos bancos de dados PubMed e Medline. Foram utilizados como descritores: bruxismo, implantes dentários, prótese implantossuportada e falha da restauração dentárial; bruxism, dental implants, implant-supported prosthesis e dental restoration failure. Os critérios de inclusão foram: artigos clínicos, estudos controlados aleatórios, estudos in vitro, revisões de literatura e revisões sistemáticas com e sem meta-análise dos últimos 20 anos que abordassem o tema proposto. Os critérios de exclusão foram: artigos sem resumo, estudos em animais, artigos cujo idioma não fosse o inglês e artigos de periódicos que não pertencessem à área odontológica.

RESULTADOS:

De um total de 54 artigos, após uma análise segundo o critério de inclusão e exclusão, foram selecionados 28 artigos. É sabido que a quantidade de artigos científicos que avaliaram, seja através de estudos retrospectivos, prospectivos ou experimentais, o impacto biológico e biomecânico do bruxismo em próteses sobre implantes é pequena e pouco tem contribuído para melhor exemplificação e discernimento dos limites protéticos de segurança para o especialista sob um ponto de vista clínico.

CONCLUSÃO:

Portanto, ainda não há um consenso geral acerca desse assunto, porém, a maioria dos artigos de revisão de literatura fornecem guias de orientação clínica, os quais auxiliam na longevidade e estabilidade de próteses sobre implantes em pacientes com bruxismo.

Bruxismo; Implantação dentária; Prótese dentária


Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br