Acessibilidade / Reportar erro

Fluorose dentária tem impacto na qualidade de vida relacionada à saúde bucal de crianças peruanas?

RESUMO

Objetivos

Os objetivos deste estudo foram avaliar a prevalência e a gravidade da fluorose dentária e avaliar o impacto da fluorose dentária na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de crianças residentes em duas cidades peruanas com diferentes níveis de flúor de água.

Métodos

Uma amostra de 292 crianças entre 11 e 14 anos de idade e ambos os sexos foram selecionada nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental nas duas cidades. O exame oral clínico foi realizado utilizando-se o índice de Dean para avaliar a prevalência e a gravidade da fluorose dentária e o Questionário de Percepção Infantil 11-14 (CPQ 11-14) para avaliar a associação entre fluorose dentária e QVRSB.

Resultados

A prevalência de fluorose dentária foi de 75% e o escore moderado foi o mais frequente (36%). As duas cidades têm baixo nível socioeconômico e predominam as crianças de escolas públicas (74%). Não houve impacto da fluorose na QVRSB. É possível que os adolescentes que vivem em um contexto social em que a aparência dentária seja muito semelhante entre as pessoas tenham um senso de identidade diferente de outras sociedades, o que pode influenciar em sua percepção de QVRSB.

Conclusão

Embora a prevalência de fluorose dentária tenha sido muito alta, não teve impacto na QVRSB.

Termos de indexação
Fluorose dentária; Saúde bucal; Prevalência; Qualidade de vida

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br