Acessibilidade / Reportar erro

Influência do tratamento térmico na cor e flexibilidade de instrumentos endodônticos de níquel-titânio

RESUMO

Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar o efeito do tratamento térmico realizado em diferentes temperaturas sobre a cor e a flexibilidade dos instrumentos endodà´nticos de níquel-titânio.

Métodos

Trinta e seis instrumentos endodônticos de níquel-titânio tipo K foram divididos em seis grupos e submetidos ao tratamento térmico com temperaturas variando entre 450ºC e 750ºC. A cor dos instrumentos após tratamento foi visualmente observada. Testes de flexão em 45º foram realizados para medir a flexibilidade dos instrumentos. Os dados foram avaliados estatisticamente através de anà¡lise de vâriancia (ANOVA) com teste post hoc de Tukey.

Resultados

Observou-se que os instrumentos apresentaram cor mais escura à medida que a temperatura de aquecimento foi aumentada. A flexibilidade é significativamente maior em instrumentos submetidos ao tratamento térmico (P < 0,05). Os instrumentos tratados a 650ºC e 750ºC tiveram maior flexibilidade do que aqueles tratados em baixas temperaturas (450ºC, 500ºC e 550ºC) (P < 0,05).

Conclusào

O tratamento térmico afeta significativamente a cor apresentada pela superfície dos instrumentos endodà´nticos de níquel-titânio e sua flexibilidade. A maior flexibilidade foi observada em instrumentos tratados nas temperaturas de 650ºC e 750ºC.

Termos de indexaçào
Instrumentos odontológico; Tratamento térmico; Maleabilidade

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br