Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade do EDTA 17% na remoção da smear layer e da medicação intracanal de hidróxido de cálcio das paredes dos canais radiculares: parte II

OBJETIVO:

Avaliar através de Microscopia Eletrônica de Varredura, a eficácia do EDTA a 17% na remoção da smear layer e da medicação de hidróxido de cálcio nos diferentes terços do canal radicular.

MÉTODOS:

Vinte e quatro pré-molares foram instrumentados nos terços cervical e médio utilizando-se brocas Gates-Glidden. No comprimento de trabalho realizou-se o alargamento até a lima #35 seguido do escalonamento até a lima #50. Após, os dentes foram divididos em quatro grupos de acordo com o tratamento recebido: GI - irrigação realizada com 5 ml de hipoclorito de sódio a 2,5%; GII - irrigação com 5 ml de EDTA 17%, durante 2 minutos e meio, submetidos a agitação com a lima #15, seguidos de uma irrigação com 5 ml de NaOCl a 2,5%; GIII - irrigação com 5 ml de hipoclorito de sódio a 2,5%, secagem, aplicação de medicação intracanal de Ca(OH)2 associado ao propilenoglicol e selamento, após 5 dias, remoção do selamento, irrigação com 5 ml de EDTA 17%, durante 2 minutos e meio, submetidos a agitação com a lima #15, seguida de irrigação final com 5 ml de NaOCl a 2,5%; GIV - irrigação com 5 ml de EDTA 17%, durante 2 minutos e meio, submetidos a agitação com a lima #15, seguidos de uma irrigação com 5 ml de NaOCl a 2,5%, secagem e após o uso da medicação intracanal de Ca(OH)2 associado ao propilenoglicol e selamento que foi removido após 5 dias realizando-se a irrigação com 5 ml de EDTA 17%, durante 2 minutos e meio, submetidos a agitação com a lima #15, seguida da utilização de 5 ml de NaOCl a 2,5%. A seguir, os dentes foram preparados e levados ao microscópio eletrônico de varredura.

RESULTADOS:

As imagens revelaram: grupo I - presença marcante de smear layer nos três terços; grupo II - nota-se a menor quantidade de smear layer no terço cervical e médio enquanto no apical há presença mais marcante; grupo III- no terço cervical e apical há presença de smear layer compactada nas paredes do canal e o aspecto mais disperso da medicação enquanto no terço médio nota-se presença da medicação no interior dos canalículos; grupo IV- em todos os terços houve redução da smear layer e da medicação e a presença de vários canalículos dentinários desobstruídos.

CONCLUSÃO:

Pode-se concluir que o uso do EDTA a 17% favoreceu a remoção da lama dentinária e dos resíduos da medicação intracanal em todos os terços do canal radicular.

Hidróxido de cálcio; Cavidade pulpar; Ácido edético; Camada de esfregaço


Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br