RESUMO
Objetivo:
Avaliar a evolução nos estágios de desenvolvimento moral dos acadêmicos de Odontologia de uma Instituição Pública de Ensino Superior, ao longo da graduação.
Métodos:
Estudo transversal com 115 acadêmicos (1º ao 7º semestre), em que foi aplicado o instrumento "Opiniões sobre problemas sociais", adaptado e traduzido para língua portuguesa.
Resultados:
As respostas coletadas foram tabuladas de acordo com as orientações do manual do instrumento e os dados analisados pelo software GraphPad Prism 6.0 e no programa STATA v.13. Os valores do Principal morality score, expressos pelo valor de P (%), foram 40,26%; 39,32%; 36,45% e 36,27% para o 1º, 3º, 5º e 7º semestres, respectivamente, sem diferença estatística significante entre os mesmos (ANOVA, p=0,52).
Conclusão:
O grau de moralidade dos estudantes não variou significativamente comparados os semestres em que os mesmos se encontravam, apontando a necessidade de reorientação das práticas de ensino-aprendizagem, considerando o potencial da educação transformadora.
Termos de indexação:
Ética; Currículo; Educação superior; Princípios morais; Instituições acadêmicas.