Objetivos:
Avaliar as reações emocionais antes e após a aplicação de um livro audiovisual infantil que ilustra os pontos desencadeadores de medo e ansiedade na consulta odontológica. Além disso, verificou-se o efeito educativo desse livro como condicionamento prévio ao atendimento dental.
Métodos:
A pesquisa é um estudo piloto prospectivo conduzido na Universidade Comunitária da Região de Chapecó, com amostra de conveniência de 20 crianças entre 4 a 6 anos de idade, com e sem experiência odontológica anterior. Todas essas crianças receberam o livro e foram avaliadas antes e após a apresentação desse pelos seus responsáveis. Aplicou-se o teste projetivo de FIS (Facial Image Scale), em 2 etapas no mesmo dia do atendimento. Os dois testes foram aplicados na recepção: antes da criança entrar em contato com o livro na sala anexa à clínica odontológica e após a criança entrar em contato com o instrumento lúdico. Foi realizada a anamnese e exame clínico no consultório odontológico pela odontopediatra para iniciar ou dar continuidade ao tratamento.
Resultados:
As crianças foram capazes de responder o teste projetivo com auto-análise. O livro audiovisual idealizado foi construído com sucesso e utilizado na pesquisa. A comparação entre FIS 1 e FIS 2 feito com teste-t pareado apresentou melhoras significativas comparando-se o resultado antes da apresentação do instrumento lúdico e após o uso do instrumento (p<0,0001), sendo que não houve diferença na ansiedade infantil entre os gêneros e as idades.
Conclusão:
O resultado da técnica de condicionamento utilizando o livro, antes do atendimento odontológico, foi altamente significativo na redução da ansiedade.
Comportamento infantil; Psicologia da criança; Odontopediatria