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A necessidade de ortodontia pode causar bullying?

RESUMO

Objetivos:

Determinar a associação entre a necessidade de tratamento ortodôntico e o bullying autorrelatado e seu impacto na autoestima dos adolescentes.

Métodos:

A amostra foi composta por 160 escolares de 11 a 14 anos, matriculados em escolas públicas. A história de bullying foi avaliada por meio do Questionário Crozier; adaptado por Dimmock (1999). A autoestima foi determinada por meio do Global Negative Self-Evaluation Scale (GSE). A necessidade normativa de tratamento ortodôntico foi determinada pelo Componente de Saúde Bucal (DHC) e a necessidade percebida, pelo Componente Estético (AC) do Índice de Necessidade de Tratamento Ortodôntico (IOTN). Foram realizadas análises individuais das associações com a história de bullying (desfecho).

Resultados:

As variáveis que apresentaram P ? 0.20 nas análises individuais foram testadas em modelo de regressão logística múltipla, permanecendo no modelo as variáveis com P ? 0.05. Foram estimados os odds ratios com os intervalos de confiança. De acordo com os resultados, 72.5% dos escolares relataram história de bullying. Os escolares que apresentaram impacto negativo na qualidade de vida relacionado aos sintomas bucais e autoestima negativa tiveram 4.59 e 5.44 vezes mais chance, respectivamente, de relatarem história de bullying (P < 0.05), e não sofreram influência da necessidade de tratamento ortodôntico normativa e percebida.

Conclusão:

A história de bullying não foi influenciada pela necessidade de tratamento ortodôntico, mas pela baixa autoestima dos adolescentes.

Termos de indexação
Bullying; Necessidade de tratamento ortodôntico; Autoestima

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