Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da auto percepção da saúde bucal utilizando prótese overdenture mandibular em saúde pública

Objetivo:

Avaliar o impacto sobre a saúde bucal, em pacientes que utilizavam prótese total inferior convencional após utilizar um modelo de prótese overdenture com a finalidade de utilização em saúde pública.

Métodos:

Este estudo clínico experimental teve a participação de 23 voluntários. Para estabilização da prótese foram utilizados três implantes que foram carregados imediatamente. Cada implante necessitou de apenas uma perfuração para ser instalado, sem abertura de retalho e sutura. Para avaliar a auto percepção em saúde bucal, os voluntários responderam o questionário OHIP-14 duas vezes, a primeira antes do tratamento quando ainda utilizavam a prótese total inferior convencional, e a segunda, com uma média de 36 dias após a utilização da prótese já estabilizada através do conjunto implante/oring. Para a análise estatística inicialmente foi realizada análise exploratória dos dados e a seguir aplicado o teste não paramétrico de Wilcoxon considerando o nível de significância de 5%.

Resultados:

A idade média da amostra foi de 57,6 anos (dp=9,0) com idade mínima de 43 e máxima de 74 anos. Os resultados mostram que houve diminuição significativa em todos os domínios após o tratamento, limitação funcional (p=0,0002), dor física (p<0,0001), desconforto psicológico (p=0,0002), incapacidade física (p<0,0001), incapacidade psicológica (p=0,0008), incapacidade social (p=0,0431) e deficiência (p=0,0015).

Conclusão:

Concluiu-se que o modelo de prótese overdenture melhorou a auto percepção da saúde bucal dos voluntários. Termos de indicação: Saúde pública. Saúde bucal. Implantes dentários. Prótese mandibular.

Implantes dentários; Prótese mandibular; Saúde pública; Saúde bucal


Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br