Acessibilidade / Reportar erro

Saúde bucal: conhecimento dos responsáveis por crianças hospitalizadas com câncer

RESUMO

O câncer é uma doença que tem o crescimento desordenado de células com a formação de tumores. Os tipos de câncer infantojuvenil mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas.

Objetivo:

Avaliar o conhecimento dos responsáveis acerca das práticas e cuidado com a saúde bucal de crianças assistidas na Unidade da Policlínica de Natal, submetidas a tratamento antineoplásico. Além de conhecer as principais práticas de saúde bucal realizadas pelos responsáveis.

Métodos:

Estudo transversal quantitativo e de base descritiva, realizado na Unidade da Policlínica de Natal (Liga Norte Riograndense Contra o Câncer), localizada no Rio Grande do Norte. A amostra foi composta por 41 questionários aplicados de forma individual aos responsáveis pelas crianças de 0 a 12 anos submetidas ao tratamento de câncer, durante os meses de março e abril de 2018.

Resultados:

Foi constatado que 51% dos responsáveis identificaram algum problema de saúde bucal em suas crianças, sendo que 43,9% das crianças já tinham sido acometidas por mucosite. Dos 41 pacientes hospitalizados, 90,2% eram acompanhados por um cirurgião-dentista durante o tratamento antineoplásico.

Concsluão:

Os responsáveis possuíam grande percepção acerca dos problemas de saúde bucal das crianças e sabiam da importância da participação do cirurgião dentista durante o tratamento. Existe a necessidade de mais pesquisas sobre o tema, para o estabelecimento de um protocolo de cuidados com a higiene oral de crianças hospitalizadas com câncer.

Termos de indexação
Antineoplásicos; Câncer; Criança; Saúde bucal

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br