Acessibilidade / Reportar erro

Alteração dimensional linear de modelos edêntulos fabricados com silicones laboratoriais de alta densidade em diferentes tempos de armazenagem

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a alteração dimensional de modelos edêntulos fabricados em silicone laboratorial de alta densidade em diferentes tempos de armazenagem.

Métodos:

Um modelo mestre metálico simulando uma maxila edêntula foi utilizado. O modelo possuía projeções oclusais de 1,8 cm localizadas nas regiões de caninos (A e B) e molares (C e D), permitindo a mensuração das distâncias lineares AB, BC, CD, DA, AC e BD. Um molde foi fabricado em silicone laboratorial para duplicação do modelo mestre com os seguintes materiais (n = 10): G1: Zetalabor 85, G2: Titanium 95, G3: Platinum 95 e G4: Gesso tipo III (controle). As amostras foram fotografadas e mensuradas com auxílio de um software (Image J) nos tempos T1 (baseline) e T2 (após uma semana de confecção). Os dados obtidos foram avaliados estatisticamente utilizando os testes não paramétricos de Kruskal- Wallis e Dunn (α = 0.05).

Resultados:

O tempo de armazenagem influenciou o comportamento dos materiais avaliados. Todos os grupos apresentaram alterações dimensionais em ambos os temos de avaliação e o G2 apresentou os melhores resultados. Apenas o grupo G1 mostrou alteração dimensional dependente da região mensurada.

Conclusão:

Silicones laboratoriais de alta densidade mostraram resultados satisfatórias de alteração dimensional quando comparados ao gesso tipo III. O material Titanium 95foi o mais estável e pode ser recomendado como alternativa para a confecção de modelos edêntulos.

Termos de indexação
Elastômeros de silicone; Precisão da medição dimensional; Prótese total

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br