Acessibilidade / Reportar erro

Análise da presença e localização de mastócitos nos cistos periapicais e granulomas periapicais

RESUMO

Objetivo:

Localizar mastócitos em lesões periapicais (granulomas e cistos) através de técnicas histoquímicas e corante azul de toluidina.

Métodos:

Uma pesquisa quantitativa, descritiva, transversal e retrospectiva foi realizada. As amostras foram obtidas de documentos histopatológicos nos arquivos do laboratório de patologia cirúrgica da Universidade de Pernambuco entre Novembro de 2014 e Março de 2015.

Resultados:

Dezesseis casos de granuloma e 21 casos de cistos periapicales foram selecionados. As lâminas coradas foram analisadas por dois examinadores em tempos diferentes, em um estudo duplo-cego. Mastócitos foram encontrados em 13 (61,9%) dos casos de cistos periapicales, localizados na cápsula da lesão. Nos granulomas periapicais, mastócitos foram encontrados em oito casos (50%), localizados no tecido de granulação.

Conclusão:

Mastócitos foram detectados tanto em cistos quanto em granulomas periapicais, localizados na cápsula e no tecido de granulação respectivamente. Os mastócitos estavam mais presentes nos cistos do que nos granulomas periapicais.

Termos de indexação:
Necrose da polpa dentária; Mastócitos; Granuloma periapical; Cisto radicular; Cloreto de tolônio

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br