Acessibilidade / Reportar erro

Influência da música no comportamento de crianças frente ao atendimento odontológico

RESUMO

Objetivo:

avaliar o papel da música como técnica de distração para minimizar a ansiedade durante o atendimento odontológico em crianças de 7 a 9 anos de idade quando submetidas a procedimento anestésico local.

Métodos:

Este estudo foi realizado no Módulo de Odontologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, situado na cidade de Jequié – BA. Foi realizado a partir da aplicação da Facial Image Scale, mensuração da frequência cardíaca e pressão arterial com auxílio do esfigmomanômetro digital em dois momentos distintos ao longo do atendimento em odontopediatria com e sem a influência da música clássica. Os dados foram tabulados no software Statistical Package for Social Sciences, versão 21.0, expressos como medianas e intervalo interquartílico. Para a estatística inferencial, utilizou-se o teste de normalidade Shapiro-Wilk e a análise do efeito da música foi calculada utilizando os testes T-pareado e o Wilcoxon, considerando nível de significância de 95%.

Resultados:

A amostra foi constituída por 7 crianças, pertencendo sua maioria ao sexo masculino, com uma mediana de 8 anos de idade. Em relação às variáveis psicofisiológicas, não foram observadas variações significativas em comparação ao antes e depois nos grupos com música e sem música.

Conclusões:

Neste estudo não foram encontradas diferenças no que diz respeito à redução da ansiedade no grupo em que a música foi utilizada, havendo necessidade de estudos adicionais, com amostra representativa.

Termos de indexação
Ansiedade; Musicoterapia; Odontopediatria

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br