Acessibilidade / Reportar erro

Métodos de esterilização de dentes humanos

RESUMO

Métodos de esterilização do substrato dental são necessários para que os dentes extraídos possam ser utilizados em atividades laboratoriais, pois microrganismos potencialmente patogênicos estão presentes mesmo em dentes que foram limpos.

Objetivo

Avaliar o processo de esterilização de dentes humanos em autoclave e microondas.

Métodos

Cinquenta dentes pré-molares humanos foram seccionados em duas porções e distribuídos em dois grupos de teste: G1 - esterilização em autoclave por 20 minutos, 1Kgf / cm2, a 127ºC; G2 - Irradiação por microondas em um recipiente contendo 100ml de água destilada, 900W por 5 minutos. Antes e após o processo de descontaminação, todos os dentes foram imersos em caldo Brain Heart Infusion (BHI) para verificar sua contaminação (controle positivo) e potencial de descontaminação, respectivamente.

Resultados

A análise estatística do teste de Friedman (p < 0,05) mostrou que todos os métodos de esterilização testados foram estatisticamente eficazes.

Conclusão

Esses resultados mostram que tanto a autoclave quanto a irradiação por microondas são alternativas eficazes para a esterilização de dentes humanos.

Termos de indexação
Dente; Esterilização; Micro-Ondas

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br