Acessibilidade / Reportar erro

Análise tridimensional de elementos finitos de três geometrias implante-abutment cônicos internos

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi comparar a distribuição de tensões em implantes de conexão cônica interna com diferentes geometrias de adaptação submetidos à simulação de carga oblíqua pelo método de Análise de Elementos Finitos (FEA).

Métodos:

Três diferentes conjuntos implante-pilar cônicos internos foram modelados variando apenas o diâmetro do corpo do pilar na região do cone. As dimensões dos implantes foram de 4,0 mm de diâmetro e 13 mm de comprimento. Cargas oblíquas de 210 N anguladas 30 graus em relação ao longo eixo do implante foram aplicadas sobre um corpo hemisférico posicionado sobre os pilares simulando uma coroa dentária. A tensão gerada pelo conjunto implante-pilar foi analisada pelo método FEA utilizando o critério de von Mises.

Resultados:

Foi evidenciada maior concentração de tensões na região coronal (colar) e corpo do implante no lado oposto da aplicação da carga, assim como na região do corpo dos pilares e nas roscas dos parafusos. A região cervical dos implantes apresentou os maiores valores de tensão de von Mises, sendo os maiores valores observados em G3 (1034 MPa), seguido de G2 (841 MPa) e G1 (702 MPa).

Conclusão:

De acordo com os resultados apresentados, pode-se concluir que a distribuição de tensões foi mais homogênea e menos concentrada no conjunto implante-pilar do G1. Portanto, recomenda-se o uso de pilares com dimensões padronizadas pelo fabricante do implante.

Termos de indexação
Implantes dentários; Prótese dentária; Análise de elementos finitos

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br