Acessibilidade / Reportar erro

Expressão dos marcadores STRO-1 e HSP-25 durante a odontogênese

RESUMO

Objetivo:

Analisar a expressão do marcador de células-tronco STRO-1 e o marcador relacionado à diferenciação da Hsp25 e ao desenvolvimento dental durante a odontogênese em ratos.

Métodos:

Embriões de ratos Wistar de dezoito dias e animais de sete dias de idade foram analisados morfologicamente através da coloração com Hematoxilina e Eosina (HE) e através de marcação imuno-histoquímica para STRO-1 e Hsp25 em seções seriais de 5uM.

Resultados:

Na análise morfológica da HE em embriões de 18 dias, o estágio de desenvolvimento dos dentes estava na fase capuz, enquanto nos animais de 7 dias estava na fase de campânula.

Conclusão:

Nos embriões, a expressão de STRO-1 não foi encontrada na região da papila dentária ou no órgão do esmalte; no entanto, nos animais de sete dias de idade, células positivas para STRO-1 estava presente na região do folículo e papila dentária. Quanto ao Hsp25, este apresentou fraca marcação na fase capuz, enquanto na fase campânula houve reação, principalmente nos odontoblastos. As expressões no local desses marcadores variam de acordo com o estágio do desenvolvimento dentário.

Termos de indexação
Imuno-histoquímica; Odontogênese; Células-tronco; Dente

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br