Acessibilidade / Reportar erro

Complicações orais da radioterapia de cabeça e pescoço: a importância do cirurgião-dentista

RESUMO

Objetivo:

A radioterapia pode levar a diferentes efeitos adversos nas células epiteliais orais. Este artigo teve como objetivo abordar as principais manifestações bucais associadas à radioterapia de neoplasias de cabeça e pescoço, destacando a importância da participação do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar apta ao tratamento.

Métodos:

foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, Lilacs, SciELO e Google Acadêmico utilizando as palavras-chave “radioterapia cabeça e pescoço”, “manifestações orais” e “neoplasma de cabeça e pescoço”. Dezoito dos 533 artigos publicados entre 2015 e 2022 foram selecionados após a remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade.

Resultado:

xerostomia, hipossalivação, trismo, disgeusia, disfagia, hipersensibilidade dentinária, infecções fúngicas e virais, cárie de radiação, osteorradionecrose, mucosite, alterações periodontais, e anormalidades do desenvolvimento dentário foram os efeitos orais da radioterapia mais relatados.

Conclusão:

A participação dos dentistas na equipe multidisciplinar que atende pacientes com câncer de cabeça e pescoço é fundamental, pois são observadas diversas complicações bucais da radioterapia. Os dentistas podem prevenir, reduzir e tratar alguns efeitos deletérios se o paciente for acompanhado desde o início da radioterapia.

Termos de Indexação
Neoplasias de cabeça e pescoço; Manifestações bucais; Radioterapia

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br