Acessibilidade / Reportar erro

Terapia gênica e sua aplicabilidade na Odontologia

RESUMO

Objetivo

Explorar publicações cientificas acerca do uso da terapia gênica na Odontologia.

Métodos

Foi realizado um levantamento bibliográfico com artigos dos últimos dez anos disponíveis em plataformas online que continham maior correlação com o temaproposto.

Resultados

Desde os anos 60 pesquisadores tentam estabelecer diretrizes para tratamentos com a terapia gênica, no entanto, somente em meados dos anos 90 o seu uso na ciência foi autorizado. A terapia gênica em odontologia tem a capacidade de alterar e melhorar geneticamente, através de células-tronco em tecidos dentais e sua associação a vetores viras recombinados, protocolos terapêuticos contra enfermidades que não tem resposta aos tratamentos convencionais.

Conclusão

A perspectiva da odontologia diante deste recurso tem sido positiva, principalmente no reestabelecimento e regeneração de tecidos em patologias pulpares, periodopatias, distúrbios ósseos, dores orofaciais entre outros. Sabe-se que esta terapia ainda requer muitas pesquisas, entretanto em um futuro próximo poderá ser um tratamento de primeira escolha e de forma segura nos ambientes hospitalares e ambulatoriais.

Termos de indexação
Terapia genética; Odontologia; Assistência odontológica

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br