Acessibilidade / Reportar erro

O impacto da hospitalização sobre a condição periodontal: um estudo observacional

RESUMO

Objetivo

Avaliar o impacto da internação hospitalar sobre a condição periodontal de pacientes em um hospital privado.

Métodos

A amostra de 41 pacientes respondeu questionário sobre hábitos de higiene bucal antes e após a internação. Um examinador mensurou o índice Periodontal Screening and Recording (PSR) no início, cinco e dez dias a partir da admissão hospitalar.

Resultados

Nenhum paciente recebeu orientação sobre higiene bucal por profissionais do hospital. Após 5 dias do exame inicial, 58,8% dos pacientes sadios apresentaram sangramento à sondagem e 16,7% dos pacientes com sangramento apresentaram cálculo dental; e 10 dias depois, 70,0% dos pacientes sadios apresentaram sangramento gengival e 57,1% daqueles que já tinham sangramento gengival apresentaram cálculo dental. Houve um aumento das necessidades de tratamento.

Conclusão

A condição periodontal de pacientes internados agravou-se com o decorrer do tempo de internação e, consequentemente, houve um aumento da necessidade de tratamento. Isso desperta a atenção para a importância dos cuidados de higiene bucal no hospital.

Termos de indexação:
Assistência odontológica; Hospitalização; Tempo de internação; Saúde bucal; Higiene bucal; Doenças periodontais

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br