Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da saúde bucal e mental na qualidade de vida de idosos de uma Unidade de Saúde da Família

RESUMO

Objetivo

O presente estudo procurou analisar o impacto da saúde bucal e mental na qualidade de vida de idosos cadastrados em uma unidade de saúde da família, e fatores associados.

Métodos

Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal de caráter exploratório, realizado por meio de entrevistas. A amostra probabilística foi composta de 86 usuários idosos com 60 anos ou mais, dependentes ou não, de ambos os sexos, cadastrados em uma Unidade de Saúde da Família. As estruturas metodológicas adotadas para coleta de dados foram a avaliação das condições de saúde bucal (edentulismo) e entrevista estruturada, em que foram utilizados questionários de percepção da saúde bucal (SB-Brasil), o OHIP – 14 (Oral Health Impact Profile), e o instrumento de rastreamento para transtornos depressivos PHQ-2 (Patient Health Questionnaire – Two Items); e coletas de dados secundários do Cadastro Individual (e-SUS Atenção Básica).

Resultados

Na amostra, 64% eram do gênero feminino, tinham idade entre 60 a 90 anos (média de 72,4 anos). As frequências das dimensões do OHIP-14 com maior impacto foram: dor (16,3%) e incapacidade psicológica (11.6%). As variáveis idade, renda, escolaridade, necessidade e uso de próteses, atividades de vida diária (AVD), doenças referidas (diabetes, hipertensão e câncer) não tiveram associação significativa com as medidas de qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Foi observada uma boa correlação e associação entre PHQ-2 (transtornos depressivos) e os escores do OHIP-14 (p<0.001).

Conclusão

Conclui-se que há associação entre saúde bucal e mental em idosos e o cuidado à saúde bucal e mental nesta população, em especial da mulher idosa, requer uma abordagem ampliada e multiprofissional, visando a melhoria da qualidade de vida.

Termos de indexação
Saúde mental; Saúde bucal; Qualidade de vida

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br