Acessibilidade / Reportar erro

Variabilidade do ponto Sela e seu efeito em ângulos SNA e SNB: um estudo comparativo

RESUMO

Objetivo:

Determinar a precisão intra e inter-observador na identificação dos pontos Sella (S), Násio (N), A e B. Também, verificar como a identificação dos pontos pode interferir nas medições angulares de SNA e SNB por ortodontistas e radiologistas odontológicos.

Métodos:

Vinte telerradiografias laterais digitais foram avaliadas por cinco ortodontistas e cinco radiologistas odontológicos. Diferenças de medidas lineares e angulares foram avaliadas.

Resultados:

Concordância intra e inter-observador foi avaliada e a reprodutibilidade intra e inter-observador dos componentes horizontais e verticais da identificação S marco (ICC: 0,75 / 0,90). Ortodontistas tenderam a produzir maior valor para SNA (-0.18º), enquanto que para o ângulo SNB houve tendência a dimininuição do valor (0.55º). Em geral, os valores obtidos para o ângulo SNA foram menores (radiologistas: -0.308º e ortodontistas: -0.092º) e SNB apresentados com valores maiores (radiologistas: -0.074º: 0.078º e ortodontistas). Concordância intra e inter-observador foi avaliada e a reprodutibilidade intra e inter-observador dos componentes horizontais e verticais da identificação S marco (ICC: 0,75 / 0,90). Ortodontistas tenderam a produzir maior valor para SNA (-0.18º), enquanto que para o ângulo SNB houve tendência a dimininuição do valor (0.55º). Em geral, os valores obtidos para o ângulo SNA foram menores (radiologistas: -0.308º e ortodontistas: -0.092º) e SNB apresentados com valores maiores (radiologistas: -0.074º: 0.078º e ortodontistas).

Conclusão:

A identificação do ponto Sella revelou uma melhor concordância entre os radiologistas odontológicos. Ortodontistas, no entanto, mostraram uma maior variabilidade na identificação do ponto S e, consequentemente, os ângulos SNA e SNB variaram significativamente. A identificação do ponto Sella revelou uma melhor concordância entre os radiologistas odontológicos. Ortodontistas, no entanto, mostraram uma maior variabilidade na identificação do ponto S e, consequentemente, os ângulos SNA e SNB variaram significativamente.

Termos de indexação:
Circunferência craniana; Estudo comparativo; Ortodontia

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br