Acessibilidade / Reportar erro

Relação entre aleitamento materno e o desenvolvimento de hábito de sucção não nutritiva

OBJETIVO:

Analisar a associação do tempo de aleitamento materno na instalação de hábitos de sucção não nutritiva em crianças atendidas na Bebê Clínica da Faculdade de Odontologia de Araçatuba da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MÉTODOS:

Foram realizadas entrevistas com os pais/responsáveis de 228 crianças, com o objetivo de obter informações sobre o período da amamentação natural, presença de hábito de sucção não nutritiva e duração do hábito. A análise dos resultados foi realizada de maneira descritiva.

RESULTADOS:

Verificou-se que 42,5% das mães amamentaram seus filhos até os 6 meses, sendo que o aleitamento materno exclusivo foi observado em apenas 13% da amostra. Dentre as crianças que receberam amamentação natural por período superior a 6 meses, apenas 32,8% tiveram hábito de sucção não nutritiva e 67,2% não apresentaram esse hábito.

CONCLUSÃO:

Houve associação entre o tempo de aleitamento natural e a aquisição de hábitos de sucção não nutritiva. Observou-se alta prevalência de hábito de sucção de chupeta nos bebês que tiveram o aleitamento materno apenas nos seis primeiros meses de vida. Todas as crianças que tiveram aleitamento materno até os seis meses de idade fizeram o uso de mamadeira como complementação alimentar, mostrando que ainda há grande frequência do uso de mamadeira.

Aleitamento materno; Hábitos; Má oclusão; Saúde bucal; Chupeta


Faculdade São Leopoldo Mandic Rua José Rocha Junqueira, 13, CEP: 13045-755 , Tel.: +55 (19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br