Acessibilidade / Reportar erro

Rugosidade e estabilidade de cor após clareamento caseiro

RESUMO

Objetivo

Analisar a rugosidade superficial e a estabilidade da cor da resina composta após tratamento de superfície com os discos de óxido de alumínio e posterior exposição à fita clareadora Advanced Teeth Whitening Strips.

Métodos

Foram confeccionados 20 corpos de prova do restaurador universal Filtek Z350XT (3M®), estes, foram submetidos ao clareamento caseiro por 30 minutos diários durante 14 dias. Utilizou-se um rugosímetro de precisão para verificação da rugosidade através de 3 leituras aleatórias no mesmo sentido em cada amostra, e para estabilidade de cor foi utilizado o sistema CIELAB (valores L*, a*, b*), através do espectofotômetro (MINOLTA CR-321, Japão). As leituras coletadas possibilitaram o cálculo das médias dos corpos de prova e a média de cada grupo. Em seguida, os dados foram submetidos a tratamento estatístico pela análise de variância ANOVA. O nível de significância estabelecido foi de 5% (p≤0,05).

Resultados

a rugosidade não sofreu grandes variações numéricas e também não houve diferença estatisticamente significantes entre as médias obtidas em relação a rugosidade superficial da resina composta (p=0,44). Contudo, verificou-se que houve diferenças estatisticamente significantes entre as medias obtidas em relação à estabilidade de cor da resina composta, com p= 0,007.

Conclusão

As fitas pré-contornadas contendo peróxido de hidrogênio a 6% não provocam efeito adverso significantes sobre a rugosidade da resina Z350XT (3M®). Contudo, também concluímos que, de acordo com a análise de estabilidade de cor realizada, poderá haver indicação da substituição das restaurações após o tratamento clareador devido à alteração na coloração das mesmas.

Termos de indexação
Resinas compostas; Clareamento dental; Polimento dentário

Faculdade São Leopoldo Mandic Rua José Rocha Junqueira, 13, CEP: 13045-755 , Tel.: +55 (19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br