Acessibilidade / Reportar erro

A relação entre o papiloma vírus humano (HPV) e o câncer de orofaringe: estado da arte

RESUMO

Objetivo:

Analisar por meio de busca literária, a relação entre o Carcinoma de células escamosas (CEC) de orofaringe e o Papilomavírus Humano (HPV), bem como dados epidemiológicos associados e o prognóstico.

Métodos:

Tratou-se de uma revisão narrativa da literatura, com levantamento nas bases Pubmed, LiLACS, Scielo e BVS, além de livre busca, no período de Junho/2021 a Fevereiro/2022. Os descritores DeCS/MeSH utilizados em português e inglês foram: “HPV”, “Papillomavirus Humano”, “Human Papillomavirus”, “Carcinoma de Células Escamosas Orofaríngeo”, “Oropharyngeal squamous cell Carcinoma”, “Carcinoma de Células Escamosas Oral”, “Oral squamous cell Carcinoma”, “Neoplasias Orofaríngeas” and “Oropharyngeal neoplasms”. Após todas etapas de refinamento mediante aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, um total de 26 estudos foram selecionados.

Resultados:

O câncer de orofaringe possui relação com pacientes positivados para o HPV e sua incidência é maior em homens. Apresenta crescente aumento em adultos jovens, todavia, o prognóstico e as taxas de sobrevida são favoráveis.

Conclusão:

Há uma relação crescente do CEC de orofaringe e o HPV em jovens e adultos do sexo masculino, o que enfatiza a importância e a necessidade de se obter esforços para melhorar o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de novos casos. Novos estudos são necessários com o objetivo de determinar o impacto epidemiológico e essa relação a longo prazo.

Termos de indexação
Papillomavirus humano; Carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço; Carcinoma de célular escamosas

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br