RESUMO
Objetivo: Conhecer, compreender e descrever a experiência do tratamento oncológico radioterápico na perspectiva da mulher com câncer de boca.
Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, descritivo, com referencial teórico da antropologia médica e método do estudo de caso instrumental. A coleta de dados foi realizada no setor de oncologia de um hospital público universitário da região Sudeste do Brasil, estado de Minas Gerais e na residência da participante, durante o período de março a agosto de 2016. O caso selecionado foi de uma paciente, gênero feminino, com diagnóstico de Carcinoma Espinocelular em cavidade oral, submetida à radioterapia. Foram realizadas e áudio-gravadas 5 entrevistas semiestruturadas e observação participante.
Resultados: São apresentadas três unidades temáticas: a trajetória da radioterapia, redes de apoio e importância da equipe multiprofissional. Das reações adversas, a odinofagia, a disgeusia e a perda de peso foram as que mais se destacaram, sendo causas do isolamento social da participante. O sentido atribuído à radioterapia foi “otimismo e esperança, apesar do isolamento social”.
Conclusão: A metodologia qualitativa permitiu acompanhar toda a trajetória da radioterapia, o que oportunizou conhecer a experiência do tratamento na perspectiva da participante. Apesar das reações adversas, não foi verificada construção negativa da experiência com a radioterapia. Sugerimos novos estudos utilizando a metodologia qualitativa, com grupos que tenham características semelhantes às da participante, proporcionando assim maior compreensão da temática abordada, além da identificação e adoção de estratégias que objetivem aprimoramento do atendimento e melhora da qualidade de vida desta população.
Termos de indexação Neoplasias de cabeça e pescoço; Pesquisa qualitativa; Radioterapia