Acessibilidade / Reportar erro

Métodos de análise qualitativa e quantitativa da dor e qualidade de vida validadas no Brasil: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

A necessidade em quantificar a dor e qualidade de vida (QV) é essencial para o profissional quanto a sua conduta terapêutica. O objetivo desta revisão é identificar os métodos de análise qualitativa e quantitativa da dor e QV validadas no Brasil.

Métodos:

Revisão realizada através das bases de dados LILACS, SciELO, MedLine e Google Acadêmico com os descritores: “métodos”, “análise qualitativa”, “análise quantitativa”, “dor” e “qualidade de vida”. Critérios de inclusão: Artigos publicados português e inglês no período compreendido entre 1996 a 2015. Critérios de exclusão: textos incompletos, artigos que não abordam a temática do estudo e repetição de um mesmo artigo nas bases de dados

Resultados:

Após aplicação dos critérios de elegibilidade foram selecionados 27 artigos para leitura, dos quais foi excluído um artigo por não apresentar resultado relevante e outro por repetição. Dos 25 artigos, um foi publicado em 2015, três em 2014, um em 2013, três em 2012, cinco em 2011, dois em 2010, três em 2009, quatro em 2008, dois em 2004 e um em 1996. Em relação aos estudos, nove são ensaios clínicos, 10 revisões sistemáticas cinco estudos transversais e uma dissertação.

Conclusão:

Os métodos mais utilizados são EVA, em caso de análise multidimensional da dor o mais citado é Questionário de McGill. O questionário para avaliação de QV mais utilizado é o SF-36. Existe uma grande dificuldade em classificar os métodos de avaliação da dor e QV (qualitativo ou quantitativo), uma vez que muitos autores citam o mesmo método abordando as duas interfaces.

Termos de indexação
Métodos; Análise qualitativa; Dor; Qualidade de vida

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br