RESUMO
Objetivo:
Caracterizar os usuários e analisar os fatores determinantes da escolha pela utilização dos serviços de urgência/emergência.
Métodos:
A pesquisa foi desenvolvida nas duas unidades de pronto atendimento de Serra, Espírito Santo. Ao procurarem o serviço das Unidades de Pronto Atendimento, 1 a cada 4 usuários adultos, classificados na consulta da enfermagem como não pertinentes ao serviço, foi abordado e entrevistado baseado em um questionário validado. Para cada Unidade de Pronto Atendimento, foram entrevistadas 195 pessoas, totalizando 390 entrevistas.
Resultados:
No período do estudo, 75% da demanda foi classificada como não pertinente, composta em sua maioria por mulheres (55,1%), possuía escolaridade entre 2º grau e superior incompleto (69,4%) e 14,6% possuía plano de saúde. A maioria (78,5%) não havia procurado nenhum serviço de saúde anteriormente, em vista da alegada garantia de atendimento no mesmo dia (43,1%) ou da dificuldade de atendimento nas unidades básicas de saúde (37,9%).
Conclusão:
A maior parte dos atendimentos realizados nas Unidades de Pronto Atendimento deveria ser solucionado na atenção básica. A "falsa demanda" está relacionada ao relato de dificuldades no atendimento e na resolutividade das unidades básicas de saúde levando a população a procurar os serviços de urgência/emergência causando superlotação e problemas de rotinas dos mesmos.
Termos de indexação:
Acesso aos Serviços de Saúde; Serviços Médicos de Emergência; Sistema Único de Saúde