Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

Conhecimentos e práticas de saúde bucal de gestantes e sua relação com doença periodontal

RESUMO

Objetivo

Avaliar o conhecimento, as práticas e a percepção em saúde bucal de gestantes e a sua relação com a doença periodontal.

Métodos

Foi aplicado um questionário à 302 gestantes nas 27 unidades da Estratégia Saúde da Família de Picos, Piauí, cujo serviço priorizava apenas a realização da 1ª consulta odontológica na gestante. Examinadora calibrada (Kappa=0,96) realizou o exame intra-oral (IPC).

Resultados

A doença estava presente em 90,7% das gestantes, apesar de 96,4% delas já terem ido ao dentista alguma vez, a maioria não o fez na gestação, seja por medo de que o tratamento fizesse mal ao bebê, seja por ausência de percepção de necessidade. Dentre as que procuraram, o fizeram por dor ou busca por consultas de rotina. A crença de que a gravidez pode causar problemas bucais foi citada por 39,7%. A maioria das gestantes (98,3%) declarou não ter recebido orientações sobre como evitar problemas bucais e essa variável mostrou-se associada à presença da doença periodontal (p=0,003).

Conclusão

A doença periodontal é muito prevalente no grupo, persistindo durante a gestação e existem muitas dúvidas sobre os cuidados em saúde bucal durante o período gestacional.

Termos de indexação:
Saúde bucal; Doenças periodontais; Gravidez

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br