Acessibilidade / Reportar erro

ORDEM E PROGRESSO NAS ARQUIBANCADAS: O JORNALISMO ESPORTIVO E A GÊNESE DAS TORCIDAS UNIFORMIZADAS DE FUTEBOL DURANTE O REGIME POLÍTICO DO ESTADO NOVO (1937-1945)1 1 Todas as fontes e toda a bibliografia são referidas no artigo, não publicado em plataforma de prepint. Ambos os autores participaram das diversas fases da pesquisa e escrita do texto.

ORDEM E PROGRESSO IN FOOTBALL STADIUMS: NATIONALISM, SPORTS JOURNALISM AND THE GENESIS OF THE TORCIDAS UNIFORMIZADAS DURING THE ESTADO NOVO POLITICAL REGIME (1937-1945)

Resumo

O objetivo do artigo é articular as relações entre a primeira fase do futebol profissional no Brasil, instituído legalmente em 1933 e consolidado a partir de 1937, e o advento do Estado Novo (1937-1945), período político concomitante, conhecido por seus traços autoritários. Busca-se mostrar de que maneira, nesse contexto histórico específico, se forma na cidade de São Paulo o primeiro modelo de torcidas uniformizadas no país, que terá predominância entre as décadas de 1940 e 1960. Por meio de livros de dirigentes esportivos e de fontes jornalísticas, hauridas do periódico paulistano A Gazeta Esportiva, acompanham-se os escritos autorais de João Lyra Filho e as narrativas de imprensa de Thomaz Mazzoni, de modo a salientar a importância do “enquadramento moral” das plateias futebolísticas de então, com base nos valores vigentes, exaltados pelas autoridades do regime estadonovista e assimilados pelos agrupamentos torcedores.

Palavras-chave:
Futebol; Torcidas Uniformizadas; Estado Novo; Gazeta Esportiva; Thomaz Mazzoni

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br