Acessibilidade / Reportar erro

REPENSANDO A ROMANIZAÇÃO: A EXPANSÃO ROMANA NA ITÁLIA A PARTIR DAS FONTES HISTORIOGRÁFICAS* * Este artigo resulta de pesquisa de pós-doutorado realizada no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo em 2011/2012. Agradeço a esse Departamento e também à Fapesp, pelo apoio financeiro.

RETHINKING ROMANIZATION: ROMAN EXPANSION IN ITALY AS SEEN THROUGH ANCIENT HISTORICAL ACCOUNTS

Entre os séculos IV e II a. C., Roma derrotou diversas comunidades na península italiana e confiscou suas terras, nas quais fundou um grande número de colônias. As fontes escritas nos informam sobre as guerras e batalhas travadas nesse período, mas dizem muito pouco sobre os acertos políticos, administrativos e socioeconômicos entre Roma e as comunidades italianas. O objetivo deste artigo é discutir os tipos de contato e interações sociais que se estruturaram na Itália em decorrência da hegemonia romana, entre os séculos IV e II a. C., identificando os principais agentes históricos envolvidos nesse processo e os termos em que sua interação se deu. Serão feitas considerações sobre como um melhor conhecimento dessas interações sociais pode nos ajudar a compreender o impacto da expansão romana na Itália durante esse período, contribuíndo para um novo modelo interpretativo que ultrapassa o conceito tradicional de "romanização".

Romanização; historiografia romana; Itália republicana


Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br