Acessibilidade / Reportar erro

UMA INQUIETAÇÃO DA HISTÓRIA. SOBRE A GÊNESE DA HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA NA FRANÇA 1940-19901 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e a bibliografia utilizadas são referenciadas.

A RESTLESNESS OF HISTORY. ON THE RISE OF HISTORIOGRAPHY IN FRANCE 1940-1990

Resumo

Os estudos de Teoria da História e de Historiografia obtêm grande sucesso no Brasil. Entretanto, apesar do número crescente de publicações e da atual voga de temas provenientes da história da historiografia, esse campo permanece, mundo afora, desprovido de uma base institucional segura e mal reconhecido. O presente artigo procura retraçar algumas etapas, muitas delas hoje esquecidas, do lento e vacilante reconhecimento dos estudos de Historiografia entre os historiadores franceses desde o final da Segunda Guerra. Nosso objetivo é duplo: a) Impedir que tantos esforços empreendidos, na França, para promover a história da historiografia e aproximar historiadores empíricos e teóricos caiam no esquecimento; e b) denunciar a frágil situação institucional dos estudos de Teoria e de Historiografia dentro da escola francesa e alhures. Tal fragilidade institucional é hoje tanto mais alarmante que ela parece ofuscada pela pletora de publicações que caracteriza o nosso presente.

Palavras-chave
Escola Histórica Francesa; Historiografia; Henri-Irénée Marrou; Georges Lefebvre; Annales

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br