Acessibilidade / Reportar erro

POR UMA REVOLUÇÃO BRANDA NO CAMPO: SIGNIFICADOS DO VOCABULÁRIO POLÍTICO DAS REPORTAGENS DE ANTONIO CALLADO SOBRE O NORDESTE (1959-1960)* * Este artigo resulta de uma colaboração entre os professores Arnaldo José Zangelmi e Jefferson José Queler. O primeiro contribuiu com a pesquisa bibliográfica sobre a história dos movimentos sociais no campo, e o segundo, com a bibliografia acerca da história da imprensa. Ambos os autores participaram de todas as etapas da pesquisa e da construção deste texto. Todas as fontes e a bibliografia empregada são referidas nele.

FOR A SOFT REVOLUTION IN THE FIELDS: MEANINGS OF THE POLITICAL VOCABULARY OF ANTONIO CALLADO’S REPORTS ON THE NORTHEAST (1959-1960)

Resumo

Este artigo pretende explorar possíveis relações entre a história da imprensa e a história dos movimentos sociais no campo no Brasil. Para tanto, analisará uma série de reportagens de Antonio Callado sobre o Nordeste e as Ligas Camponesas publicadas no jornal Correio da Manhã, em 1959, e reunidas no livro Os industriais da seca e os “galileus” de Pernambuco um ano depois. Tal obra tem sido desde então tomada por historiadores e cientistas sociais como fonte central de informações para o estudo daquele período. Entretanto, essas matérias ainda não receberam um estudo específico que procure esclarecer suas condições de produção e seus objetivos políticos. Desse modo, esta análise pretende, ao levar em conta as referidas matérias em seu suporte original e os editoriais do Correio da Manhã que as comentaram, deter-se sobre essas questões. Isso talvez permita avaliar o papel das escolhas individuais de Callado e das forças sociais que convergiram para a confecção daquelas reportagens, bem como alguns dos significados do vocabulário político presente nelas.

Palavras-chave:
História da imprensa no Brasil - Ligas Camponesas - Antonio Callado - reforma agrária - jornalismo literário

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br