Acessibilidade / Reportar erro

O NATURALISTA VELOSO* * Agradeço as sugestões de Joël Delisle. Patrícia Madeira e Alexander Reis participaram da transcrição de manuscritos. Agradeço a Danielle Sanchez pela reprodução e envio de alguns documentos de Lisboa. A pesquisa contou com apoio do CNPq.

VELOSO, THE NATURALIST

O artigo analisa a atuação de frei Veloso como naturalista e busca demonstrar que tanto sua atividade de botânico quanto o trabalho de editor eram consistentes com as características da história natural do Iluminismo. A celebridade adquirida posteriormente por Veloso foi sendo construída no âmbito da exaltação de "grandes homens" do período colonial e na utilização de suas pesquisas pela botânica. O fato de Veloso e sua equipe terem adotado o sistema lineano permitiu que sua obra fosse reconhecida pelos taxonomistas como válida, mesmo posteriormente, apesar de estar desatualizada na época de sua publicação.

Frei Mariano da Conceição Veloso; história natural; Florae Fluminensis


Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br