Acessibilidade / Reportar erro

INFORMAÇÃO VISUAL E CONHECIMENTO HISTÓRICO. A INTEGRAÇÃO SISTEMÁTICA ENTRE TEXTO E IMAGEM NO LIBER CHRONICARUM (1493)* * O autor agradece à Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF (0193.001272/2016) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico - CNPq pelo apoio à realização desta pesquisa.

VISUAL INFORMATION AND HISTORIC KNOWLEDGE. THE SYSTEMATIC INTEGRATION BETWEEN TEXT AND IMAGE IN THE LIBER CHRONICARUM (1493)

Resumo

Ao conjugar as perspectivas de análise da história material do livro e da história da historiografia, defende-se neste artigo a tese segundo a qual o conhecimento histórico apresentado no Liber chronicarum (1493)Liber chronicarum. Nuremberg: Anton Koberger, 1493. resulta da integração sistemática entre os elementos textuais e visuais da página impressa. Para fundamentar esta tese, são analisados, em um primeiro momento, o trabalho coletivo de agentes letrados na composição do manuscrito, e as variações entre as edições da obra e o modo de articulação gráfica entre texto e imagem no Liber chronicarum. Na segunda parte deste artigo, destacam-se três aspectos por meio dos quais a integração do sistema se mostra efetiva na crônica, quais sejam: a lógica de composição da página, as tensões que surgem nas representações xilográficas entre a obediência à tradição iconográfica e a expectativa de visualização do referente, bem como as funções que se pode atribuir à informação visual no volume impresso.

Palavras-chave:
História do livro; historiografia moderna alemã; imagem; Hartmann Schedel; crônica

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br