Acessibilidade / Reportar erro

TEMPO E ESPAÇO NA PRODUÇÃO DE UM TERRITÓRIO MODERNO: A “PÁTRIA CEARENSE” NA CARTOGRAFIA DE FRANCISCO SATURNINO RODRIGUES DE BRITO (1892)* * Este artigo é resultado de pesquisa financiada pelo Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o projeto Ceará de Papel: Cartografias, Computadores e Pesquisa Histórica. Ambas as autoras participaram de todas as partes do artigo, que não foi publicado em plataforma de preprint. Todas as obras e todos os documentos utilizados na pesquisa e na elaboração do artigo são citados nas notas e na bibliografia. Com exceção da vetorização do mapa, coordenado por Ana Isabel juntamente com equipe de bolsistas - Maria Leopoldina Máximo e Cícera Adeliana Silva, as autoras realizaram todas as fases da pesquisa.

TIME AND SPACE IN THE PRODUCTION OF A MODERN TERRITORY: THE “PÁTRIA CEARENSE” IN THE CARTOGRAPHY OF FRANCISCO SATURNINO RODRIGUES DE BRITO (1892)

Resumo

Nos quarenta dias em que esteve no Ceará a serviço da Estrada de Ferro de Baturité, Francisco Saturnino Rodrigues de Brito mapeou o território e relatou seu parecer sobre o melhor percurso para o prolongamento dessa ferrovia, que deveria atravessar as terras cearenses e chegar até as margens do rio São Francisco, em Pernambuco. Nessa documentação, o engenheiro, convencido de sua obrigação para com a pátria brasileira e o progresso do país, definiu as marcas para a produção de um território moderno, que aliasse o Ceará à rapidez e eficiência dos moldes europeus ocidentais. Suas colocações, via de regra, apresentaram um olhar preconceituoso sobre a realidade observada, classificando o diferente como desigual e inferior. Trata-se de farta documentação a partir da qual é possível refletir sobre os projetos de modernização para o Brasil do final do século XIX e início do XX.

Palavras-chave:
História; território; modernização; tempo; ferrovia

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br