Acessibilidade / Reportar erro

A QUESTÃO COLONIAL DURANTE A CONJUNTURA CRÍTICA DO MUNDO LUSOBRASILEIRO NO INÍCIO DO SÉCULO XVIII1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e a bibliografia utilizadas são referenciadas. Vários colegas contribuíram com críticas e sugestões, porém, na impossibilidade de citar todos, gostaria de agradecer em especial ao professor Thiago Nascimento Krause. Também gostaria de agradecer àqueles que contribuíram no processo de preparação dos originais: Natalia Tammone, Gilberto dos Santos, Guilherme da Rocha Freitas e Neusa Monteferrante.

THE COLONIAL ISSUE DURING THE CRITICAL CONJUNCTURE OF THE LUSO-BRAZILIAN WORLD AT THE BEGINNING OF THE 18TH CENTURY

Resumo

O início do século XVIII é marcado por tensões e ameaças internas e externas para Portugal, tanto na metrópole como nas áreas coloniais, momento da chamada conjuntura crítica do mundo luso-brasileiro. Nesse contexto se desenvolveram reflexões a respeito das dinâmicas do império e das propostas de enfrentamento das dificuldades, resultando em uma série de debates. O presente artigo busca acompanhar as propostas e as discussões da época, de modo a identificar as ideias presentes e a reflexão sobre a questão colonial produzidas por agentes da administração régia dos dois lados do oceano Atlântico e ainda por agentes mercantis, que, partindo da ideia de que a crescente riqueza do Brasil poderia trazer riscos aos interesses do Reino, desenvolveram a compreensão de que tais riquezas deveriam ser revertidas em favor de Portugal e em benefício dos vassalos do Reino.

Palavras-chave
Brasil colonial; sistema colonial; exclusivo metropolitano; administração colonial; economia colonial

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br