Acessibilidade / Reportar erro

A SOCIEDADE IPIRANGA DO RIO DE JANEIRO: TENSÕES E LIMITES DA EMERGÊNCIA DO ASSOCIATIVISMO ABOLICIONISTA GRADUAL NO BRASIL IMPERIAL (1855-1863)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e a bibliografia utilizadas são referenciadas. Os jornais citados foram acessados pela plataforma da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional do Brasil. Este artigo é resultado de pesquisa inédita que ampliou e redefiniu um trabalho que se iniciou como uma pesquisa de iniciação científica por mim orientada. Trata-se do projeto “Intelectuais, espaço público e escravidão: o caso da Sociedade Ipiranga (1855 -1858)”, desenvolvido, entre março de 2021 e fevereiro de 2022, por David Guilherme Ferreira na modalidade PIDAC-AF/UFSJ, a quem agradeço a bolsa concedida no âmbito do edital 004/2020/PROPE, código 21505.

THE IPIRANGA SOCIETY OF RIO DE JANEIRO: TENSIONS AND LIMITS OF THE EMERGENCE OF GRADUAL ABOLITIONIST ASSOCIATIVISM IN IMPERIAL BRAZIL (1855-1863)

Resumo

O artigo trata da Sociedade Ipiranga (SI) do Rio de Janeiro, voltada à comemoração da independência nacional por meio da concessão de alforrias, e da sua relação com a escravidão. Procura-se compreender se havia abolicionismo nas práticas da SI e como caracterizá-lo. Em termos mais amplos, discute-se a relação entre a escravidão e a constituição do espaço público moderno no Brasil de meados do séc. XIX, avaliando-se suas potencialidades e limitações. Indicam-se ambiguidades das práticas de abolicionismo gradual da SI, seus desdobramentos em âmbito nacional e transnacional, assim como as tensões internas à associação que levaram ao fim de tais práticas, reforçadas pela intervenção do Estado, mediante a aplicação da “Lei dos entraves”, de 1860.

Palavras-chave:
espaço público; escravidão; associativismo; abolicionismo; alforrias

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br