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ECOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA NA CRÍTICA DE ARTE LATINO-AMERICANA: DIÁLOGOS ENTRE AS INTELECTUAIS ARACY AMARAL E MARTA TRABA NOS ANOS 19701 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. Agradecemos à pesquisadora Gabriela Dalla Vecchia que, em tempos pandêmicos, gentilmente compartilhou o livro analisado neste artigo.

ECHOES OF THE “SEMANA DE ARTE MODERNA” IN LATIN AMERICAN ART CRITICISM: DIALOGUES BETWEEN INTELLECTUALS ARACY AMARAL AND MARTA TRABA IN THE 1970s

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar a atuação de intelectuais latino-americanas na produção e difusão de conhecimento sobre arte na América Latina, especialmente em relação ao modernismo brasileiro. Para isso, investiga-se a perspectiva de Aracy Amaral sobre arte e arquitetura modernistas do Brasil, presente no livro intitulado Arte y arquitectura del modernismo brasileño (1917-1930), traduzido para o espanhol por Marta Traba, durante a formação da Coleção da Biblioteca Ayacucho, em 1978. A lém disso, este trabalho estabelece algumas conexões entre as trajetórias e pensamentos da intelectual brasileira e da intelectual argentina, duas grandes referências sobre arte e cultura na região. Com aportes da História Social da Arte e da História Intelectual, busca-se compreender o papel das intelectuais na consolidação do movimento enquanto marco artístico-cultural da América Latina, em um contexto de aproximação entre os países latino-americanos.

Palavras-chave
Modernismo brasileiro; Aracy Amaral; Marta Traba; Semana de Arte Moderna; Crítica de arte latino-americana

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