Acessibilidade / Reportar erro

O AVESSO DA ESCRAVIZAÇÃO OU LIBERDADES PRECARIZADAS: UM ESTUDO SOBRE A CONDIÇÃO LEGAL DAS PESSOAS ESCRAVIZADAS NO BRASIL QUE FUGIAM EM DIREÇÃO À BOLÍVIA (1826-1845)1 1 Artigo não publicado em plataforma de preprint. Todas as fontes e toda a bibliografia empregadas são referidas no artigo. Registra-se agradecimento ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo apoio financeiro prestado à pesquisa.

THE REVERSE OF ENSLAVEMENT OR THE PRECARIOUS FREEDOM: A STUDY ON THE LEGAL STATUS OF PEOPLE ENSLAVED IN BRAZIL WHO FLED TOWARDS BOLIVIA (1826-1845)

Resumo

Por meio da reunião de informações contidas nas correspondências diplomáticas, troca de avisos entre as autoridades brasileiras, orientações dos governantes bolivianos aos seus subordinados e fontes legislativas de ambos os Estados, este artigo se propõe a discutir a precariedade de uma possível forma de alforria, ou, ao menos, as implicações das movimentações internacionais de fuga na condição legal dos indivíduos escravizados após cruzarem as linhas de fronteira da província de Mato Grosso em direção à Bolívia. O exame das múltiplas experiências decorrentes do cruzamento entre o trabalho escravizado e as ideias e práticas de liberdade, presentes no imaginário dos prófugos oriundos do lado brasileiro, demonstrarão a importância da mobilidade espacial para a modificação dos campos de possibilidade dos diversos agentes sociais envolvidos diretamente ou indiretamente nas práticas de fuga. Nos casos analisados, as evasões, travessias e fugas não asseguraram necessariamente a aquisição da liberdade para os envolvidos, mas, sim, espaços de autonomia que muitas vezes levavam os fugitivos a viverem sob um limbo jurídico em função do desrespeito em relação às legislações existentes em ambos os lados da fronteira.

Palavras-chave:
Trabalho escravizado; Movimentações internacionais de fuga; Liberdade precarizada; Negociações diplomáticas; Província de Mato Grosso

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br