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ESTAÇÃO MARÍTIMA DA GAMBOA: ENTRE A EXPANSÃO FERROVIÁRIA E OS MELHORAMENTOS PORTUÁRIOS NO RIO DE JANEIRO IMPERIAL (1876-1883)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e a bibliografia utilizadas são referenciadas.

GAMBOA MARITIME STATION: BETWEEN RAILWAY EXPANSION AND PORT IMPROVEMENTS IN IMPERIAL RIO DE JANEIRO (1876-1883)

Resumo

No momento em que as ferrovias eram expandidas, a navegação a vapor generalizada e o funcionamento dos portos eram questionados em todo o país, dotar o Rio de Janeiro de uma infraestrutura capaz de integrar esses modais se tornou aspiração das classes dominantes. Apenas nesse contexto específico, a ideia de uma Estação Marítima na Corte do Império pôde se concretizar. Não havia precedentes para os esforços e recursos empenhados, tanto do governo imperial quanto da maior empresa brasileira - a Estrada de Ferro Dom Pedro II. Objetivo neste artigo demonstrar a elaboração da Estação Marítima da Gamboa enquanto solução unificada para contemplar mudanças complexas e dirimir problemas de origens distintas, suscitando uma ação avassaladora para a preparação e a execução de sua construção (1876-1883). A investigação foi realizada em fontes governamentais, da empresa e em publicações não relacionadas aos promotores da obra.

Palavras-chave:
ferrovia; porto; império; Rio de Janeiro; Gamboa

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