Acessibilidade / Reportar erro

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL APESAR DA GUERRA FRIA? APROXIMAÇÕES ENTRE A FEDERAÇÃO DEMOCRÁTICA INTERNACIONAL DE MULHERES E A LIGA INTERNACIONAL DE MULHERES PRÓ-PAZ E LIBERDADE (1945-1963)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e a bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. Agradeço o Governo Federal Suíço pela Bourse d’Excellence de la Confédération Suise por ter financiado a primeira parte desta pesquisa de pós-doutorado, realizada na Universidade de Genebra, sob supervisão da Professora Dra. Sandrine Kott, quem também agradeço; e agradeço a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ por ter financiado (Processo 205.792/2022 - SEI 260003/019547/2022) a continuação desta pesquisa com a bolsa Pós-Doutorado Nota 10, sediada na Universidade Federal Fluminense, sob supervisão do Professor Dr. Norberto Ferreras, a quem também sou grato.

INTERNATIONAL COOPERATION DESPITE COLD WAR? APPROACHES BETWEEN THE WOMEN’S INTERNATIONAL DEMOCRATIC FEDERATION THE WOMEN’S INTERNATIONAL LEAGUE FOR PEACE AND FREEDOM (1945-1963)

Resumo

Após a Segunda Guerra Mundial, organizações internacionais de mulheres que existiam antes da Guerra, como a Liga Internacional de Mulheres Pró-Paz e Liberdade (LIMPL), passaram a coexistir com novos atores. Um deles defendia que as questões femininas não poderiam ser separadas de temas como colonialismo, imperialismo e proteção à maternidade e à infância: a Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM). Embora houvesse momentos de conflitos e disputas típicos do período, o objetivo principal deste artigo é explorar as tentativas de cooperação, assim como a circulação dessas mulheres por países e organizações que tinha a Guerra Fria não apenas como um limitador, mas também um campo que possibilitou novas canais e formas de comunicação. Nesse processo, as mulheres da América Latina desempenharam um papel importante na tentativa de suplantar obstáculos da Guerra Fria, especialmente a partir de iniciativas relativas à maternidade nos anos 1950.

Palavras-chave:
feminismo; história das mulheres; Guerra Fria; FDIM; LIMPL

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br