Acessibilidade / Reportar erro

O PROCESSO DE CONFESSIONALIZAÇÃO E DISCIPLINAMENTO EM GENEBRA À ÉPOCA DE JOÃO CALVINO: UMA ANÁLISE DAS ORDENANÇAS ECLESIÁSTICAS E DA AÇÃO CONSISTORIAL (1541-1564)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e a bibliografia utilizadas são referenciadas. Este trabalho é resultado da tese de doutorado defendida no ano de 2022.

THE PROCESS OF CONFESSIONALIZATION AND DISCIPLINING IN GENEVA AT THE TIME OF JOHN CALVIN: AN ANALYSIS OF ECCLESIASTICAL ORDINANCES AND CONSISTORIAL ACTION (1541-1564)

Resumo

Por intermédio de uma abordagem crítica da “teoria da confessionalização” e de sua importância para a compreensão das reformas religiosas do século XVI, o presente artigo analisa o processo de confessionalização e disciplinamento levado a cabo em Genebra à época em que João Calvino esteve à frente da cidade como pastor e reformador. Para tanto, o texto apresenta e discute a atuação de Calvino junto à cidade e ao seu conselho, apontando as tensões, as negociações e as fases vividas pelo reformador para levar a termo seu projeto reformista. Por fim, o artigo examina as Ordenanças Eclesiásticas e suas implicações, como a ação consistorial. Esse texto foi o responsável por normatizar a igreja de Genebra e implementar o consistório. Tanto as Ordenanças quanto a ação consistorial evidenciam o processo confessional disciplinar que marcou a primeira modernidade, bem como a reforma genebrina.

Palavras-chave
processos de confessionalização; João Calvino; consistório; Época Moderna; reformas religiosas

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br