RESUMO
Este texto fala sobre minhas recentes séries de desenhos, “Tramas de baralhos” e “Reminiscências”, que têm por fio condutor a necessidade humana de construir narrativas para situar-se no mundo, apontada por Paul Ricoeur (1994)RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo 1. Trad. Constança Marcondes Cesar. São Paulo: Papirus, 1994. em um de seus estudos sobre o narrar. Ambas as séries evocam o narrar como ponto de partida para construir ou reconstruir narrativas na instância da memória e da imaginação.
PALAVRAS-CHAVE
Narrativas; desenho; processo de criação
ABSTRACT
This text describes my two more recent drawing series, “Playing card threads” and “Reminiscences”, which have as mainstream idea the human necessecity of building narratives as a way to be in the world, as states Paul Ricoeur in one of his studies. Both series consider the narration process as a starting point to build and rebuild memories and imagination.
KEYWORDS
Narratives; drawing; creative process
“Tramas de baralhos” traz a ideia do jogo de leitura da sorte, que envolve o acaso, a probabilidade e o desejo de projetar o futuro. Essa série se constitui de desenhos sobre cartas de baralhos entrelaçadas por fios de metal, que vão se delineando, emaranhando e rompendo, como o fio das Moiras, personagens mitológicas, responsáveis por tecer o destino (figuras 1, 2, 3 e 4).
Ivana Paim, “Sorte”, da série “Tramas de baralhos”, 2022, desenho e aquarela sobre cartas de baralho entrelaçadas por fios de metal, 70 x 273 cm. Foto: Paulo Pereira
Ivana Paim, “Sorte”, da série “Tramas de baralhos” (detalhe), 2022, desenho e aquarela sobre cartas de baralho entrelaçadas por fios de metal, 70 x 273 cm. Foto: Paulo Pereira
Ivana Paim, “Destinos”, da série “Tramas de baralhos”, 2022, desenho: acrílica e látex sobre cartas de baralho recortadas e entrelaçadas por fios de metal, 112 x 120 cm. Foto: Filipe Berndt
Ivana Paim, “Destinos”, da série “Tramas de baralhos” (detalhe), 2022, desenho: acrílica e látex sobre cartas de baralho recortadas e entrelaçadas por fios de metal, 112 x 120 cm. Foto: Filipe Berndt
O painel mais recente da série “Reminiscências” mostra desenhos de imagens de árvores registradas de memória (figuras 5 e 6). Simbolicamente, a imagem da árvore remete à união de campos antagônicos, como ar e terra; consciente e inconsciente; lembrado e esquecido. Cada desenho marca o esforço de me lembrar de árvores observadas durante caminhadas pela cidade. Os desenhos de uma mesma árvore vista por ângulos diferentes são sobrepostos e costurados com fios de metal. Os fios de metal, embora leves, ferem e tensionam a superfície delicada do papel de arroz e denotam a tentativa forçosa de registrar algo que escapa. Desse processo, ficam fragmentos de imagens de árvores que compõem outras imagens de árvores. Assim, nas séries brevemente descritas, há o entendimento do narrar como o ato de tecer, que se reflete tanto no sobrepor e unir de imagens, quanto no próprio ato de costurar o suporte com fios de metal. Nesses teceres, vão sendo formadas redes de sentido, que se abrem a novas narrativas no momento em que são colocadas sob o olhar de quem as contempla.
Ivana Paim, desenho da série “Reminiscências”, 2023, carvão, verniz e fio de metal sobre papel de arroz, 47 x 64 cm. Foto: Filipe Berndt
Referência
- RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa Tomo 1. Trad. Constança Marcondes Cesar. São Paulo: Papirus, 1994.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
25 Set 2023 -
Data do Fascículo
Ago 2023
Histórico
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Recebido
25 Maio 2023 -
Aceito
05 Jun 2023